Ilustração: desenho de Le Corbusier - Sol e medusa ("Le désastre contemporain, ou la liberté de l’organisation sociale ?") |
Objetivo:
O objetivo da disciplina é
discutir os fundamentos operativos da relação entre investigação projetual e
racionalidade crítica, através de estudo exploratório do tema e exercitação
teórico-prática.
Programa:
O projeto arquitetônico como
investigação: “ a busca paciente” (Le Corbusier). O que é pensar arquitetonicamente:
“reflexão-na-ação”, “reflexão-sobre-a-ação” (Donald Schön). Crítica do projeto
e prática reflexiva; projeto arquitetônico e saber prático.
Construção e formalização da
crítica do projeto. Desenho e escrita como ferramentas para uma compreensão do
que é “fazer arquitetura”. A dimensão didática da crítica.
A exercitação da crítica.
Descrição do projeto: redesenhar, reconfigurar. Interpretação do projeto:
reconstruir, reprojetar. A crítica como investigação criativa. A dimensão
arquitetônica da crítica.
Cronograma:
Agosto
07 – Apresentação e discussão da
programação da disciplina. Caracterização da disciplina como lugar de uma
reflexão fundada na prática do projeto de arquitetura e urbanismo.
14 – Apresentação dos tópicos que
serão desenvolvidos na disciplina. Interpretação do projeto e método
hermenêutico; crítica do projeto e método comparativo.
21 – Relações operativas entre
investigação e crítica projetual na arquitetura. Apresentação de critérios para
a caracterização de “soluções exemplares”: discussão de exemplos. Formação dos
grupos de trabalho.
28 – Aula expositiva: estudo de
caso.
Setembro
04 – Aula expositiva: estudo de
caso.
Primeira postagem no “blog”: apresentação de seleção preliminar de
projetos para estudo, com os elementos gráficos e textuais necessários para sua
compreensão.
11 – Discussão coletiva dos
elementos postados pelos grupos. Orientação coletiva sobre o prosseguimento do
trabalho.
18 – Aula expositiva: estudo de
caso.
25 – Aula expositiva: estudo de
caso.
Outubro
02 – Aula expositiva: estudo de
caso.
Segunda postagem no “blog”: apresentação definitiva dos projetos
selecionados para estudo; descrição crítica preliminar dos projetos, evolvendo
desenhos e texto.
09 – Discussão coletiva dos
elementos postados pelos grupos. Orientação coletiva sobre o prosseguimento do
trabalho.
16 – Aula expositiva: estudo de
caso.
23 – Aula expositiva: estudo de
caso.
30 – Desenvolvimento do trabalho
teórico-prático: orientação aos grupos.
Novembro
06 – Aula expositiva: estudo de
caso.
Terceira postagem no “blog”: Descrição crítica dos projetos (revisada);
Estudo comparativo dos partidos arquitetônicos adotados nas duas soluções
estudadas (discussão de semelhanças e diferenças).
13 – Discussão coletiva dos
elementos postados pelos grupos. Orientação coletiva sobre a finalização do
trabalho.
20 – Seminário: implicações
teórico-metodológicas da descrição e interpretação do partido arquitetônico.
Postagem definitiva no “blog”: descrição, comparação e comentários críticos
finais.
27 – Entrega dos trabalhos
impressos e em arquivo digital (CD).
Início do Painel Final de apreciação e
crítica dos trabalhos finais.
Dezembro
04 – Continuação do Painel Final.
11 – Continuação do Painel Final
e encerramento da disciplina.
Metodologia:
A disciplina apresentará, a cargo
do professor responsável e com participação de estagiário(s) docente(s) do
PPGAU-UniRitter, uma sequência de breves estudos de caso apresentados de forma
expositiva, alternados com seminários de discussão coletiva sobre a aplicação
dos princípios e métodos implicados na reflexão crítica sobre a produção
projetual que compõe o repertório de soluções exemplares da produção
arquitetônica corrente, publicada em periódicos e sites de arquitetura. Os
estudos de caso são propostos de modo a familiarizar os alunos com a aplicação
de uma abordagem histórico-crítica do projeto de arquitetura, caracterizando o
que Donald Schön chamou de “reflexão-sobre-a-ação”.
O trabalho a ser realizado pelos
alunos na disciplina de Pesquisa e Crítica na Arquitetura tem igualmente como
tema central a descrição e comparação de dois partidos arquitetônicos que
possibilitem, no seu cotejo, uma melhor compreensão dos fatores que intervêm na
escolha, pelo projetista, de referências e estratégias compositivas que levam à
configuração final da solução arquitetônica.
Estas escolhas nem sempre se
mostram à primeira vista, e é preciso uma abordagem crítica que construa um
conjunto de hipóteses capazes de atribuir algum sentido explicativo às decisões
projetuais. O objetivo deste tipo de discussão é essencialmente didático,
familiarizando o aluno com uma atitude metodológica hermenêutica. Na busca de
uma interpretação apropriada, fundada em procedimentos comparativos de
similitudes e oposições entre diferentes partidos aplicados a uma mesma
situação programática, locacional ou tipológico, o aluno é colocado diante da
seguinte pergunta: “que lição de arquitetura (ou de como fazer arquitetura)
podemos tirar do caso estudado”. Neste sentido, o objetivo da crítica não é dar
respostas definitivas, mas propor interrogações que sugiram reflexões
posteriores sobre a prática da arquitetura.
Atividades discentes:
Avaliação:
Será realizado o trabalho
teórico-prático envolvendo 1) pesquisa e seleção de duas soluções exemplares
que apresentem características comuns, quer do ponto de vista programático,
locacional ou tipológico. A partir da descrição dos exemplares escolhidos será
apresentada discussão crítica das semelhanças e diferenças entre os partidos
arquitetônicos adotados.
O trabalho poderá ser realizado
em até três integrantes. A apresentação será em etapas definidas por postagens
em “blog” coletivo, associando a um conjunto de imagens (que mostre com a maior
clareza possível os partidos arquitetônicos estudados) textos explicativos e
sintéticos. Poderão ser elaborados esboços e/ou diagramas que complementem ou
explicitem melhor aspectos analíticos do trabalho (geometrias, sistemas de
movimento, distribuição de usos, etc.). A entrega final comportará o arquivo
digital, gravado em CD, e cópia impressa do mesmo.
A avaliação final levará em
consideração a consistência temática dos elementos entregues à disciplina e a
clareza da apresentação, tendo em vista os requerimentos arrolados no item
Atividades Discentes, assim como cumprimentos dos prazos estabelecidos.
Ao final do semestre letivo será
realizado Painel de apreciação e discussão crítica dos trabalhos elaborados
pelos estudantes, bem como dos resultados gerais da disciplina.
Observações gerais: A violação às
diretrizes estabelecidas para a avaliação ou o emprego de qualquer artifício
irregular no intuito de alterar o desempenho acadêmico seu, ou de outro aluno,
implica na atribuição de nota zero na respectiva avaliação, bem como, a
imposição de medida disciplinar de Advertência Escrita a ser aplicada imediatamente
pelo professor responsável pela prova, nos termos dos arts. 150, I e 152-A do
Regimento Geral do UniRitter.
Bibliografia:
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