O arquiteto é conhecido como o
profissional mais egocêntrico do mercado; porém, neste trabalho, queremos
mostrar outra face do arquiteto: o de coadjuvante. Durante o semestre iremos
analisar projetos que foram pensados e construídos para valorizar a natureza ao
seu entorno.
Museu de Arte
Contemporânea de Niterói
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é um museu localizado na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, Brasil. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos
cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea, todas datadas ao decorrer
do século XX.
Localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, na
orla de Niterói, o museu com sua fachada futurística possibilita que o
visitante desfrute de vistas panorâmicas que se lhe oferecem quer fora do
museu, a partir do pátio, quer dentro do museu por um olhar pelo anel de
janelas que divide este gigantesco prato de concreto em duas faixas.
No primeiro
pavimento funciona a Administração. No segundo pavimento, estão a sala de
exposições e a varanda panorâmica, envidraçada, também reservada para mostras.
O mezanino, por sua vez, que circunda todo o interior do museu, é dividido em
salas menores, destinadas a exposições. No subsolo, encontram-se uma área para
armazenagem de obras, um bar, um restaurante e um auditório para conferências.
O Museu tem 2 500
m² de área e sua construção demorou cinco anos, tendo sido preciso 300
operários. Foram consumidos 3,2 milhões m³ de concreto, quantidade suficiente
para levantar um prédio de 10 pavimentos. O prédio tem 50 metros de diâmetro,
tendo recebido tratamento térmico e impermeabilizante. A estrutura consegue
suportar um peso de cerca de 400 kg/m² e ventos de velocidade de até
200 km/h.
Farnsworth House
A residência Farnsworth está localizada na cidade de Plano, Illinois, nos Estados Unidos. A residência foi projetada pelo arquiteto moderno Ludwig
Mies van der Roheem 1951 e é considerada por alguns de seus
críticos sua obra máxima: nela ele pôde aplicar uma série de conceitos nos
quais estava trabalhando em toda a sua carreira.
As principais características do projeto são a transparência (resultado do intenso uso da vedação em vidro), a fluidez dos espaços e a aparentemente inexistente conexão
público-privado.
Seu desenho é composto por linhas mínimas, uma linguagem de planos
superpostos e a ilusão de que ela está flutuando sobre o solo. A estrutura
metálica foi usada como sistema
estrutural, tendo no desenho dos pilares uma característica singular da casa.
A casa é constituída por duas lajes de concreto armado, sustentadas por
oito pilares de aço. O piso é suspenso, suportado por estes pilares, como se a
casa flutuasse sobre o terreno. A cobertura é uma laje como a do piso. As
paredes externas da residência são de vidro e as internas de madeira. Há uma
pequena varanda na entrada com uma elegante escadaria para vencer o desnível
entre a varanda e o terraço que, seguindo o alinhamento, agrega mais alguns
degraus até o solo.
Filipe Felix
Gabriel Oshida
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